#EscamboCultural - Sábias palavras ultrapassam o tempo


"Eu irei ficando velho, feio, horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, nunca serei mais idoso do que neste dia de junho... Se fosse o contrário! Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse!... Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto a dar em troca. Daria até a alma!" .

Boa tarde meninas!
O que vocês acharam desta frase aí em cima?
O livro que vamos dar dica hoje foi escrito em 1891 por Oscar Wilde, se tornou um clássico da literatura mundial e na minha humilde opinião a mensagem permanece mais atual que nunca!
A busca pela beleza e pela eterna juventude permanece forte no imaginário coletivo, e hoje com a superexposição da imagem, a quantidade cada vez maior de realitys shows e com a mídia de massa ditando todas as regras acho que nós não vamos conseguir mensurar quantas pessoas piram diariamente buscando esta beleza e esta juventude. O up da estação é parecer sempre jovem e estar sempre linda (por fora)!
O jovem Dorian Gray também tem esta piração, aos 17 anos, ele foi influenciado por Lord Henry, que é um libertino confesso e que tem como máxima a busca incessante pelo prazer.
A frase ali de cima é um pedido que ele faz ao “universo” quando vê um retrato seu e percebe o quão belo e jovem é... E acreditem o “universo” dá pra ele exatamente o que ele pediu, daquele dia em diante ele não envelhece mais... Isso começa a acontecer com o seu retrato, e nele todos os sentimentos ruins e maldosos que este Dorian vaidoso passa ter a também. O final da história é surpreendente e tenho certeza que vocês vão adorar.

Essa é uma das muitas capas do livro

O Retrato de Dorian Gray é um daqueles livros que nos fazem refletir sobre as escolhas que fazemos na vida, e nos faz perceber que muitas delas é apenas impulso de uma sociedade visual e vazia. E bom é que podemos mudar nossas escolhas para coisas que nos trazem felicidade e paz.
Para quem não consegue tempo de ler, em 2009 o diretor Oliver Parker fez uma adaptação para o cinema, pelas críticas que li (não vi esta versão) o diretor passa uma mensagem de filme de suspense, isso pode deturpar um pouco a história original, mas acredito que valha a pena.  E para quem tem tempo de ler este livro é facilmente encontrado em bibliotecas públicas.

Sinopse do filme:
Dirigido por Oliver Parker, o longa dramático O Retrato de Dorian Gray conta a história de um jovem atraente que acaba de se mudar para a efervescente Londres vitoriana, no século 19. 
Ao ficar amigo do bon vivant Henry Wotton (Colin Firth), Dorian Gray (Ben Barnes) é apresentado à sociedade local e aos prazeres hedonistas que a cidade oferece. Obcecado por sua própria beleza e juventude, Dorian aceita que lhe pintem um retrato. 
Ao ver o quadro pronto, o jovem afirma que daria sua própria alma para ter eternamente aquela aparência. Mas, conforme os anos passam, a pintura desenvolve um ar sombrio e maligno, enquanto as feições de Dorian se mantêm inalteradas. 



Boa leitura ou bom filme!

Ana Paula Miranda



Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/cinema/filmes/sinopse/o-retrato-de-dorian-gray

2 comentários:

  1. ESSE FILME DEVE SER LEGAL,!


    Passa no meu? Se gostar segui?
    http://cosmeticos4ever.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É um clássico né?
    Vai ter sorteio de acessórios no blog participa???
    Link: http://amonailart.blogspot.com/2012/01/sorteio-em-parceria-com-marcos-argola.html
    Bjos!

    ResponderExcluir