Marmita é cool, é fashion, é saúde!

Velhos hábitos estão voltando a tona com apegada da sustentabilidade e qualidade de vida e hoje vamos falar dessa vibe que pegou até celebridades como Mariana Ximenes. A marmita. Isso mesmo aquela velha conhecida de pedreiros e trabalhadores, o que trazia preconceito agora é sinônimo de bem estar e saúde.
Fazer a sua própria comida e leva-la para o trabalho é uma forma de você manter o peso, comer o que faz e na quantidade exata do que precisa, pois sabemos muito bem que os restaurantes nos pegam pela visão e cheiro e geralmente acabamos comendo a mais do que o necessário.
Hoje em dia existem inúmeros modelitos de marmitas, todos descolados, bem bonitinhos pra você levar o seu lanche, almoço e tudo mais que precisar para se alimentar ao longo do dia de trabalho ou estudo.









Segue algumas dicas que garimpei da net para cuidados com os alimentos e acondicionamento:



 De preferência, utilize sempre uma bolsa térmica para transportar os alimentos. Cada um deve estar dentro de um utensílio. Na ausência da bolsa térmica, os recipientes podem ser transportados em bolsas e mochilas, desde que o tempo fora de refrigeração não ultrapasse de uma hora.

A principal ação na chegada ao trabalho é manter a refrigeração dos alimentos. Procure guardar a comida na geladeira para evitar intoxicação alimentar. Se não for possível, utilize um isopor ou uma sacola térmica com gelo. Sempre bem fechados.

- Além de pensar no almoço, temos de pensar nos lanchinhos para beliscar durante o expediente. Afinal, o fracionamento alimentar, condição de fazer as refeições em horários regulares, garante o bem-estar e o controle de peso.

As frutas são ótimas opções, secas ou frescas. Caso escolha pelas frescas, embrulhe-as em papel-toalha e coloque-as dentro de potes fechados. Uva, maçã, goiaba, banana e pera são as melhores opções.

Marmita de vidro, plástico ou alumínio?

Todos os recipientes exigem cuidados especiais. 

- É preciso ter muito cuidado ao esquentar marmitas de plástico, pois algumas contêm substâncias tóxicas, como o bisfenol A. Se essa for a sua escolha, no momento de aquecer a comida, coloque-a em um prato ou recipiente feito de outro tipo de matéria-prima.

O ideal é sempre despejar a refeição em um prato antes de levá-la ao micro-ondas. No fogão convencional, esquente em uma panela.

- Já as marmitas de alumínio são menos práticas. Molhos à base de tomate, em contato com o material, podem sofrer alteração no sabor e causar reações alérgicas ou problemas gastrointestinais. Além disso, não podem ir ao micro-ondas.

A marmita mais recomendada pelas duas nutricionistas é mesmo a de vidro. Trata-se do melhor recipiente para ir ao forno, seja convencional, seja de micro-ondas. Para completar, não conserva o sabor de outros alimentos e é fácil de lavar.

Forno, banho-maria ou micro-ondas - todos esses métodos de reaquecimento estão liberados. Segundo as especialistas, isso não interfere no valor nutricional do alimentos.

Como temperar a salada para levar na marmita?

Não é aconselhável temperar antes a salada de folhas ou de legumes. Corte os alimentos depois de higienizados e, quando necessário, cozinhe-os. Armazene-os em um pote separado da comida que será esquentada.

Prepare o seu tempero e leve-o em um vidro tampado. Serve pote de geleia vazio ou embalagem de azeitona, por exemplo. Você pode até mesmo reutilizar o recipiente.

- Para temperar as hortaliças, use vinagre, azeite de oliva, limão, ervas aromáticas ou vinagrete. Evite sal em excesso, molhos cremosos à base de maionese ou produtos industrializados. Esses são mais calóricos.

Xô, preguiça! É hora de deixar a marmita limpa

A comida pode ser deliciosa, mas, se for armazenada em uma marmita com cheiro ou restos de outro alimento, haverá riscos até de desencadear uma intoxicação alimentar.

As nutricionistas avisam que o recipiente precisa ser bem higienizado antes e depois de receber os alimentos.

 Terminada a refeição, lave imediatamente a marmita. Nada de deixar para limpar em casa. Use água e sabão em abundância. Inclusive nos cantinhos e nas reentrâncias. O ideal é escolher potes com tampas lisas.

Qual é a quantidade ideal de comida para não passar fome no trabalho?


Sair de casa com uma porção balanceada de comida é a melhor forma de fazer uma dieta. Portanto, para quem deseja emagrecer, levar marmita para o trabalho será a melhor opção para resistir a frituras do restaurante self service da esquina. Passe bem longe disso.
Segundo Camila, em uma semana é possível equilibrar o menu com quantidades pequenas e várias refeições ao dia.

- Não encha demais a vasilha. Às vezes, você acaba querendo encher o recipiente e se acostuma a comer mais do que o normal.

- Não devemos cometer radicalismos, como cortar alimentos de qualquer grupo (como carboidratos ou proteínas). Mas, sim, nos atentarmos para a qualidade e a quantidade da comida, já que, geralmente, após o jantar as pessoas não demoram muito tempo para dormir, e o ritmo do metabolismo tende a ser mais lento.

- Não se esqueça de beber, ao longo do dia, água, água de coco, chás e sucos de frutas.

Fotos: Google Images


0 comentários:

Postar um comentário