Você já foi no Brechó???

Você, lógico, já deve ter passado na frente de um brechó, mas já teve coragem de entrar? De vasculhar naquelas peças que eles oferecem? Se não, você deveria mudar alguns conceitos....




Primeiro vamos ao significado, segundo a Wikipédia:
Um brechó (português brasileiro) ou bazar de caridade (português europeu) é uma loja de produtos usados, principalmente roupas, calçados, louças, objetos de arte, bijuterias e objetos de uso doméstico. Os sebos são seus equivalente, vendendo apenas livros, apesar de brechós também poderem vender livros.[1] Geralmente atraem um público mais alternativo, artistas em geral e pessoas de baixa renda e/ou desempregados, bem como aqueles à procura de artigos originais e únicos.[1] Alguns funcionam também por consignação (onde os donos dos objetos deixam os artigos no brechó e recebem uma parte na venda) e/ou por escambo (na base de trocas).[1]
Muitos brechós têm finalidade beneficente, como os bazares beneficentes do Exército de Salvação.
Hoje os brechós são tidos também como berços de exclusividades, lá você pode encontrar as mais variadas peças, de outras épocas, que são consideradas vintage hoje em dia e muito fashion!
Os londrinos são lançadores de moda, um simples cinto dos anos 70 torna-se uma peça exclusiva nos dias de hoje, quando os estilistas querem tentar alcançar tal sofisticação em peças caras e "aspirantes" de vanguardistas. Sem deixar de mensionar os luxuosos brechós e Garage Sale realizados nos Estados Unidos.
Enfim, no Brasil o brechó é um local  que, no censo comum, só é freqüentado por pessoas de baixa renda ou desempregados, além do mais, muitos destes brechós são vistos como um bazar beneficente.
Mas até quanto vale você comprar uma roupa no brechó ao invés de comprá-la numa loja ou boutique?!
Financeiramente, sabemos que a diferença é realmente exorbitante; quanto à qualidade, este é um fator relativo, pois há aquelas peças em brechós com qualidade não mais encontrada no mercado. Mas, deixando um pouco à "A la carte" a questão financeira e de qualidade, me responda você, CONSUMIDOR... já parou para pensar no benefício que roupas usadas podem causar ao meio ambiente?
E hoje em dia você ainda tem a opção da troca que é como acontece os nossos encontros, roupas que você já não usa mais e que podem servir a outra pessoa e vice versa podem ser trocadas, estabelecendo assim uma relação sustentável com a moda. Vamos tornar o mundo mais fashion de maneira sustentável, hoje???

Brechó Reinvenção em Fortaleza (CE)
Foto: Aline Ebert para www.modadebrecho.com ewww.ninaflores.net

9 comentários:

  1. Muito bacana abordar sobre isso!

    Ainda existe um preconceito muito grande com brechós, sem dúvida.

    Perto da minha casa tem um que faz parte de uma instituição pra pessoas com cancer. Muitas doações são do pessoal do bairro mesmo, nem sempre algo me interessa, mas nunca penso duas vezes em doar algumas coisas.
    É um brechó simples, mas já encontrei por lá uma bolsa chanel, em ótimo estado. Além de vários acessórios bacanas que não são de marca.

    Além dos brechós de grife também, tem pra todos os gostos e bolsos.

    Abração.
    Camila

    ResponderExcluir
  2. é verdade, rola um preconceito com os brechós, mas quem sai perdendo é quem não vai :P

    seguindo aqui!
    http://alexismake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sim! E aqui queremos desmistificar isso, brechós são lugares beem interessantes, se vc tiver paciência, pode encontrar coisas fantásticas neles!

    ResponderExcluir
  4. http://bestbargaincloset.blogspot.com/

    O MELHOR SITE- PARA COMPRAR ROUPA COM QUALIDADE A UM CUSTO MUITO MUITO BAIXO….SEMPRE EM SALDOS….
    Roupas usadas QUALIDADE AAA (PREMIUM)

    http://bestbargaincloset.blogspot.com/


    http://bestbargaincloset.blogspot.com


    -THE BEST SITE TO BUY QUALITY CLOTHING FOR A VERY VERY LOW COST. ...ALWAYS ON SALE. ...
    Used clothes AAA QUALITY (PREMIUM)

    http://bestbargaincloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Frequento e ainda levo minha Família pra comprar e sempre encontramos ótimas peças e brinquedos encontro de tudo inclusive gente que critica mais não vivo as custas e nem de opiniões de ninguém

    ResponderExcluir
  6. Eu ADOROOOOOOO um brechó!!! Mas é bem verdade que muitas pessoas torcem o nariz qdo o assunto é peças de segunda mão. Tô achando bom, pois assim ficam mais peças para poder escolher. Entre as peças que já comprei foram: bolsa original grande da victor hugo nova, calças farm, sapatilha schultz, cada um por apenas 2 reais e em ótimo estado. Essas peças, combinadas com as que compramos novas transformam looks e vc acaba fazendo a diferença!! Além de ser uma ótima terapia, pois a gente sai de lá pensado que sair de um sonho lindo, um paraíso de peças de grife e quase dadas!! é por isso que eu AMOOOOO brechó!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. ah, vcs poderiam fazer um post com endereços de brechós em campo grande e dourados. A brecholeira aqua agradece!! srsrsr

    ResponderExcluir
  8. Pode deixar Babi, em breve uma matéria fresquinha com endereços e fotos dos brechós de Dourados e Campo Grande, pra mulherada se esbaldar! Bjus e FELIZ ANO NOVO GATONA!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se vocês sabem qdo vai ser o 1o Escambo Fashion de 2012, no Hacienda Café, em Curitiba? Qdo estive último de 2011, me falaram que o próximo seria agora em março. Grta, Sandra.

    ResponderExcluir